quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Viagem do Pr. Edson à Congregação Batista em Teresina - Piauí

Depois de um período de quase dois anos sem visitar a Congregação Batista Reformada em Teresina, finalmente chegou a oportunidade de nos redimirmos de parte dessa falta. Digo “em parte” porque a comunicação estava sendo exclusivamente via e-mail, entre Caruaru e o pastor Jorge Vicente. Foi assim que rumamos nas primeiras horas da manhã da sexta-feira 2/12 – eu e Osvaldo Pinheiro – chegando a Teresina às 18 horas do mesmo dia, depois de percorrermos 1.020 quilômetros. A viagem foi sossegada e a rodovia estava umtapete”. Fomos acolhidos como anjos pelo pastor Jorge e sua família. Suely, muito hospitaleira, preparou-nos o jantar e, depois de muita conversa, fomos dormir. No sábado pela manhã estivemos conversando sobre a Congregação e até recebemos alguns irmãos, que se movimentavam muito, preparando coisas especiais por causa da nossa visita, o que muito nos honrou. À tarde recebemos a visita do pastor Marcus Paixão, sua esposa Iranildes e sua filha Letícia, que vieram de Campo Maior, distante 80 km, para estarem conosco à tarde e participarem do culto à noite. Conversamos muito sobre as duas igrejas e também sobre assuntos interessantes e decisões que estavam para ser tomadas nos próximos dias, que teriam repercussão a favor da reformada dentre os batistas da área. O pastor Marcus Paixão tem procurado estar junto do pastor Jorge, a fim de que as duas congregações batistas do Estado apóiem-se uma na outra, estreitando os laços, a fim de se tornarem mais resistentes e operosas. À noite fomos para a Congregação, onde os irmãos nos esperavam. O pastor Jorge Vicente presidiu a reunião, que constou de leitura bíblica, cântico de alguns salmos e hinos, orações e depois me foi passada a palavra para a pregação. Discorri sobre a carta de Paulo a Filemom, procurando trazer algumas lições de como deve o cristão se comportar em diversas situações. Depois do culto, a Congregação recepcionou os presentes com um delicioso lanche, que ainda serviu de aperitivo para um lauto jantar que a irmã Suely nos havia preparado para quando do nosso retorno à sua casa. No culto estiveram presentes, além dos irmãos da Congregação, o irmão Kennedy e um casal, todos da relação da igreja em Campo Maior. na casa do pastor Jorge, jantamos e conversamos até alta hora. Ao final, oramos e o pastor Marcus retornou à sua cidade juntamente com a sua família, vencendo os 80 km que separam Teresina de Campo Maior. Fomos dormir. No dia do Senhor, depois do café matinal, começamos a receber os irmãos da Congregação para o culto, que foi realizado na casa pastoral. Também nessa oportunidade o presidente do culto – o pastor Jorge – leu a escritura, cantamos hinos e salmos, oramos e depois a palavra me foi dada para a pregação, quando discorri sobre O SUSTENTO FINANCEIO DA CAUSA, segundo as escrituras. Na verdade foi um diálogo entre o palestrante e a Congregação, com muitas perguntas e respostas de ambos os lados, para melhor fixação desse assunto tão importante, mormente que a Congregação tem crescido e a médio prazo ascenderá à condição de igreja, precisando aprender as coisas próprias de igreja. Perto do meio dia almoçamos na própria casa do pastor, onde todos os irmãos contribuíram com pratos deliciosos, tendo as irmãs brilhado em servir, no seio da Congregação. À tarde descansamos e à noite fomos novamente para a Congregação, na vila Joana D’Arc, para o culto solene, momento em que a igreja participou da Ceia do Senhor. A pregação também foi ao meu encargo, e discorri sobre Ezequiel 37.1-14, mostrando o poder descomunal da Palavra de Deus. Depois do culto, congraçamo-nos com todos os irmãos e retornamos à casa do pastor, onde fomos dormir, para acordar cedo e retornar a Caruaru, o que se deu a partir das 4 da matina, quando deixamos a cidade debaixo de muitas saudades, chegando a Caruaru às 16 horas, depois de uma viagem sossegada e guardados pelo poder de Deus. A Congregação experimenta excelente fase, onde os membros antigos, os primeiros, manifestaram grande crescimento na , e também algumas pessoas que se aproximaram da Congregação estão experimentando grande crescimento no conhecimento da Palavra de Deus. Há dois casais bastante interessados, assíduos, Francisco/Catarina e Alex/Camila, além da irmã Elizete, quealguns meses professou a e se batizou, estando muito firme e convicta da Palavra de Deus. Há também uma irmã – Sebastiana – oriunda de uma igreja batista de prática pentecostal, mas que tem entendido as doutrinas da graça de modo maravilhoso. Há também uma enfermeira e uma jovem que trabalha no McDonald’s, que não estavam presentes por causa das escalas de trabalho, porém, as melhores referências foram feitas às duas. Fato notável foi a aproximação de Araújo, marido da irmã Marinalva, um outrora marido ruim, alcoólatra, destruidor, mas que foi atraído por Jesus e está na Congregação, preparando-se para professar a e se batizar, no que se constituiu numa grande bênção para a sua família [esposa e filhos, todos na Congregação]. Assinalamos também o dom que o irmão Yuri recebeu de Deus para tocar seu violão e acompanhar os salmos, o que ele está fazendo muito bem e com grande dedicação, além de ser um crente muito sério com relação às coisas de Deus. É palpável a diferença no louvor entre a congregação de antes e a de agora. Em suma, vimos muita consistência nos irmãos e visitantes que ali se reúnem e tudo atribuímos à pregação da Palavra de Deus que é proferida no púlpito de maneira coordenada e verdadeira, e a própria Palavra tem feito maravilhas no seio da Congregação, no seio da vila onde está inserida. Retornamos dando graças a Deus por tudo quanto vimos e ouvimos ali na nossa Congregação.

Caruaru (PE), quarta-feira 7 de dezembro de 2011.